Lost 5ª Temporada - Season Finale

COM ÓBVIOS SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO VIU O EPISÓDIO!

E Lost conseguiu denovo!

Mais um episódio desconcertante de fim de temporada. Desconcertante não porque teremos que esperar 9 meses para saber o que acontece a partir daqui, mas por que em pouco menos de 90 minutos toda a percepção que tínhamos da história até aqui parece ter mudado completamente.

Apesar de não apresentar respostas claras (novamente!), esse episódio nos mostrou que o que acontece nos "bastidores" da ilha é muito mais grandioso do que um bando de maltrapilhos liderados por um sujeito que não envelhece. Muitos insistiam que a ilha era o personagem principal de Lost, mas um dos produtores e roteiristas da séria disse que a ilha é a mera localização onde a história se passa. Quando eu li fiquei decepcionado pois parecia que não teríamos uma explicação sobre a entidade "ilha". Mas hoje essa declaração começa a fazer completo sentido.

Por mais incrível que pareça só fomos apresentados aos protagonistas da história no 102º episódio da série! O curto diálogo travado por Jacob e seu algoz no início tem muito mais a dizer do que todo o resto do episódio. Eu revi o aquela cena umas 5 vezes na primeira vez. Eu simplesmente senti que aquelas poucas palavras eram importantes. E realmente eram.

O grande conflito parece ser uma luta do bem contra o mal ou Deus (Jacob, por que não) e o Diabo (o "ressucitado" Locke). A ilha parece ser o QG de Deus na terra e por isso tantos tenham tendado de todas as formas tomar aquele lugar. Inclusive a prórpia Dharma ter se instalado lá para "mudar o mundo" segundo Radzinsky.

Por outro lado, por que tantas referências ao egípicos? Por que a estádua da deusa da fertilidade na ilha? O que é o tal monstro da fumaça? Já que Jacob é uma espécie de Deus, como ele pode ser morto por Ben? QUEM SÂO "ELES" QUE ESTÂO CHEGANDO?!?!

Com todos esses questionamentos a questão de viagens no tempo, Dharma, etc, paracem ficar em segundo plano. Ou seja: a série conseguiu mudar soberbamente de direção ao aproximar-se de seu final, sem perder sua essência.

O que acho fenomenal nesta série, e ao mesmo tempo é o motivo porque tantos a odeiam: o mistério vai ficando maior a cada episódio e nunca menor. Parece agora que estamos mais próximos de uma explicação, mas longe de encaixar todas essas peças. Impressiona a habilidade da história em nos desafiar mais e mais e nós fazer questionar ao invés de sentarmos como sacos de batata na frente de uma TV (ou monitor) e receber algo pronto!

Que série incrível!

Outros pontos que acho importante comentar:

- Esse foi um episódio de atuações marcantes por todos. Mas especialmente Michael Emmerson por fazer um frágil e atordoado Ben. Incrível que em alguns momentos até senti pena do desgraçado. Quando ele disse "eu menti, isso é o que eu faço" foi de cortar o coração! A bela Elizabeth Mitchel estava soberba e a cena da "despedia"(vamos dizer assim) de Juliet e Sawyer (Josh Holloway também ótimo) foi uma das mais intensas de toda a série!

- Ver Jack e Sawyer brigando foi algo que muitos desejavam, mas foi doloroso de assistir.

- Algumas "viradas" foram inusitadas mas inverossímeis. Como foi fácil voltar com aquele submarino! E como Juliet mudou de idéia tão rápido por um motivo tão fútil (apesar do flashback tentar justificar). E também como todos acabaram comprando aquela idéia idiota de explodir tudo e mudar o futuro. Miles foi muito sábio em dizer: "será que ao invés de evitar eles não estarão causando tudo o que acontece no futuro?" eu aposto que sim.

- É grande a possibilidade de Rose e Bernard tornarem-se Adão e Eva na caverna, não acham?

- Achei perfeita a escalação do ator para viver Jacob. Ponto.

- Quem são Ilana e seu grupo? Qual a relação deles com Jacob e o "outro"?

- Aquela bomba explodiu ou tivemos apenas uma desgarga eletromagnética

Faz apenas 12 horas que assisti ao episódio. Muito ainda tenho para digerir e ler em outros blogs sobre interpretações, teorias e informações adicionais. Por isso gosto de Lost. Ela não acaba com aquele PAM e logo da série na tela. Muito mais vem depois.









E serão longos meses de espera!

0 Comentários:

BlogBlogs.Com.Br