Wall-E

A Pixar realmente é uma máquina de produção de sonhos. Além de ser uma das pioneiras na computação gráfica sempre nos apresentou estórias encantadoras e sem a caretice exagerada e entediante dos clássicos da Disney. Realmente uma inovadora. Ao longo dos anos grandes filmes como os dois Toy Story, Procurando Nemo, o genial Monstros S.A. e Os Incríveis selaram a reputação da produtora. Mas confesso que fiquei bastante decepcionado com Carros que, apesar da qualidade técnica impecável, tinha uma história superficial e que fazia mais sentido para o público americano.

Porém o Teaser de Ratatouille do DVD de Carros me animou e levei meu filho (na época com 3 anos) para ver o filme. Ele ficou entediado com a temática mais complicada, mas eu fiquei maravilhado. A Pixar tenha chegado ao seu ápice. Qualidade técnica soberba e uma história muito bem contada como poucos filmes (de animação ou não) conseguem hoje em dia. Saí emocionado do cinema e ansioso para ver Wall-E, afinal o estúdio voltaria à velha forma e prometia um salto com o novo filme.

Conseguiram! E De maneira espetacular!

Wall-E é uma fábula sobre nosso consumismo desenfreado, descaso com o planeta, o valor das coisas simples da vida, o amor como força motriz de todos nós, etc, etc, etc. Tudo isso com momentos de humor, drama, romance e ação. E o mais interessante: é contada de forma tão sublime e simples que o meu filho de 4 anos é capaz de entender facilmente. Simplesmente genial em todos os aspectos.

Tecnicamente já é lugar comum dizer que o filme é esplêndido. O início mostrando um futuro apocalíptico com a crosta terrestre devastada e Wall-E construindo arranha-céus de lixo compactado é de um realismo absurdo, de dar um nó na garganta de qualquer um, nos fazendo engolir em seco por saber que aquilo não é uma mera fantasia, mas um futuro que já começou.

Wall-E também é um personagem carismático como poucos. A idéia de fazê-lo muito parecido com E.T. não deve ter sido por acaso. Mas é impressionante como ele cativa, especialmente as crianças, e consegue demonstrar emoções de forma tão realista. É possível que o fato dele praticamente não falar durante o filme ajuda a identificação com os pequenos, mas convenhamos que não é uma tarefa fácil fazer um personagem que não fala ser interessante.

Ao final, a mensagem é impactante e um alerta para onde caminha a huminidade no ritmo que estamos. Pequenos ou não vão se apaixonar por esse filme imperdível.

Altamente recomendado!

0 Comentários:

BlogBlogs.Com.Br