Os Créditos e a Internet

É incrível como a informação se espalha rapidamente pela internet. E isso é bom e ruim. A parte boa é óbivia, já a ruim nem tanto, pois trata de proliferar besteiras e mentiras com velocidade alarmante. Tanto as malditas correntes, como spams e mensagenzinhas-bonitinhas-inúteis-e-fofinhas, voam através de e-mail e blogs.

Um fenômeno interessante são os créditos falsos. Freqüentemente recebo textos ou poesias que são até engraçados ou tem uma mensagem interessante, mas estão longes de ser, digamos, uma boa peça literária. Uso de gírias e linguagem chula, problemas de pontuação evidentes, erros grosseiros de ortografia são alguns exemplos. Mas, para meu grande espanto, ao final o texto é creditado a pessoas como Luis Fernando Veríssimo (campeão disparado), Martha Medeiros, Arnaldo Jabor e até - pasmem - Carlos Drummond de Andrade.

Certa vez visitava um blog quando li uma mensagem motivacional até interessante, mas creditada ao gênio da poesia brasileiro. A "poesia" era bobinha e escrita de forma coloquial, totalmente às avessas do estilo rebuscado do poeta. Pensando em fazer justiça ao pobre mestre - que a estas alturas revirava-se na tumba - passei a pesquisar quem seria o autor da tal poesia.

No Google surgiram infinitas referências ao texto como sendo do poeta, todas em blogs ou fóruns de mensagens diversas. Depois de muito buscar achei o texto original e autor num site sobre motivação e vendas. Fiz um comentário no blog colocando o link para o tal site. Justiça seja feita!

Para meu maior espanto, o blogueiro respondeu nos comentários mesmo que haviam muito mais referências na Internet como o tal "poema" sendo de Drummond e por isso ele manteria os créditos ao poeta.

Burrice pura!!! É óbvio que as referências na internet seriam muitas. Essas coisas se espalham por e-mail rapidamente e todo mundo coloca nos blogs sem nem pensar a respeito. Me senti frustrado e vi que as pessoas preferem não saber a verdade mesmo.


Até mesmo Veríssimo já escreveu sobre isso de ter vários textos falsamente circulando em seu nome. Algumas pessoas tentando dar credibilidade às bobagens que escrevem fazem esse tipo de coisa e outros descerebrados caem como patinhos. Então é sempre bom repetir:

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VÊ OU LÊ NA INTERNET!

Questione-se e busque a verdade, sempre!

0 Comentários:

BlogBlogs.Com.Br