Metallica - Death Magnetic

Yeah! They are back, BITCH!!! :D



Eu tinha medo do novo disco do Metallica. Todo mundo tinha. Afinal uma banda que revolucionou o metal nos anos 80 e que com um disco no ínicio dos anos 90 passou a figurar como um verdadeiro blockbuster, as expectativas sempre são altas. O problema é que depois dos fraquíssimos Load (1996), Reload (1997) e do mais-feio-que-desastre-aéreo St. Anger (2003) os dois pés estavam atrás há um bom tempo.

Mas para surpresa geral os caras voltaram detonando pra valer! Primeiro ponto foi a produção de Rick Rubin, que deixou o disco pesadíssimo e audível, com faixas longas mas que não enchem o saco após os primeiros 60 segundos (como no St. Anger). O som todo soa monstruoso e com uma pegada muito forte. Lembra com certeza um Metallica mais clássico a la Master of Puppets(1986) e ...And Justice for All(1988). Segundo, Hatfield voltou ao seu bom estilo rifeiro, criando harmonias sensacionais e com muito peso e velocidade. Terceiro e último o disco vai na contra-mão de tendências. A onda do momento é o Emo, o nu-metal e a mistura com Hip-Hop. Mas o Metallica volta às origens e toca o velho e bom Trash Metal, com pedal duplo e tudo! Hetfield cantando mais limpo e afinado, mas de volta com sua agressividade e o inconfundível "outAAAA!"

O disco já abre quebrando tudo com "That Was Just Your Life", e segue na pacadaria com a execelente "The End of The Line" e a rápida "Broken, Beat & Scarred". Então o disco dá um quebrada com uma canção sobre a espera na guerra "The Day that Never Comes", com um clima lento mas só no início, pois a segunda parte da música reserva muito peso para nosso deleite. Então temos a melhor na minha opinião (e de mais um monte de gente) "All Nightmare Long", que é pra bater cabeça do começo ao fim. A música chega a lembrar Slayer e outras bandas do gênero, com uma música longa e consistente com riffs poderosos. Clássico instantâneo. Na seqüência até mesmo uma instrumental de 10 minutos aparece no disco.

Mas nem tudo são flores. Achei "Unforgiven III" um pouco forçada. Apesar de ser uma boa música, ficou deslocada no disco. Além disso, o pobre Trujillo foi jogado para escanteio já que só se ouve o baixo quando não tem outro instrumento tocando. Esse é um problema histórico no Metallica que sempre prejudicou seus baixistas nos discos.

No mais o disco é excelente para quem curte um metal cru e direto sem floreios, efeitos e misturas bizarras.

Pra botar pra rodar e bater cabeça até o pescoço doer!!!

0 Comentários:

BlogBlogs.Com.Br