Eleições e o Direito/Dever de Votar


As eleições municipais se aproximam e política no Brasil está cada vez mais bizarra. As coligações estão ficando totalmente esdrúxulas com PT se aliando a PMDB, PSDB, DEM(que sigla pra disfarçar o antigo PFL do ACM) ou PC do B se aliando a PP e PPS. No Brasil acabou a esquerda e a direita, as ideologias se perderam e tudo se baseia numa busca por poder, apoio político e distribuição de cargos e favores.

É uma visão pessimista, mas infelizmente é a realidade da política pulverizada do país.

Mas acho que o grande problema ainda é a velha obrigatoriedade de voto, uma contradição num país dito "democrático". O que acontece é que com tantas opções e o pouco conhecimento ao acesso que temos aos políticos para entender propostas e projetos (isso para aqueles que tem a noção que devem buscar isso num candidato) a escolha é difícil. E o voto obrigatório causa o efeito "qualquer um", onde obrigado a votar o eleito escolhe alguém aleatóriamente. Isso é um crime contra o país.

Mas existe uma solução. Se você não se agrada de nenhum candidato, não quer votar, não tem tempo de procurar você pode votar em branco ou anular seu voto. Ambas opções são perfeitamente legais e indicam que você abre mão da sua opção e acata a decisão de outros.

Aproveito para abrir um parênteses e esclarecer que não existe esse papo furado que rola por e-mail e blogs mal-informados por aí de que votos brancos vão para o candidato mais votado ou que 50% de votos nulos cancelariam uma eleição. Isso é invenção de quem quer ganhar votos ou não sabe interpretar a lei. Voto branco e nulo simplesmente são descartados e o restante é considerado voto válido, não importando percentual. É matemática:

100 eleitores
60 votam nulo
37 votam branco
2 votam no candidato A
1 vota no candidato B

O candidato A vence com 66% dos votos válidos(3). E a eleição teve 97% de votos inválidos.

Fechado o parênteses gostaria de esclarecer que não estou fazendo campanha para voto nulo ou branco. Acho ainda que o correto é conhecer seus candidatos e não apenas votar, mas cobrar para que façam seu trabalho corretamente. Isso sim é uma atitude responsável.

Mas se você não tem idéia de candidato, faça como os americanos que não são obrigados a votar, compareça as urnas mas vote em branco e abra mão de sua opção. É como se você não comparecesse.

0 Comentários:

BlogBlogs.Com.Br